sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

2009 - Ano Internacional da Astronomia


21/12/2007

Agência FAPESP – A 62ª Assembléia da Organização das Nações Unidas proclamou nesta quinta-feira (20/12) que 2009 será o Ano Internacional da Astronomia. A resolução foi submetida pela Itália e teve completo apoio do Segundo Comitê da Assembléia Geral.

A iniciativa é da União Astronômica Internacional (UAI) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com o Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009), será celebrado um evento especial: o primeiro uso astronômico de um telescópio por Galileu Galilei, invenção que desencadeou quatro séculos de importantes descobertas astronômicas.

A isso se seguiu uma revolução científica que alterou profundamente a visão de mundo. Hoje, telescópios em solo e em órbita exploram o Universo 24 horas por dia, em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético. "O Ano Internacional da Astronomia 2009 dá a todas as nações a chance de participar dessa empolgante revolução científica e tecnológica em curso", disse Catherine Cesarsky, presidente da UAI.

O objetivo do AIA 2009 é estimular em todo o mundo, especialmente entre os jovens, o interesse pela astronomia e por outras ciências sob o tema central "O Universo para você descobrir".

A UAI implementará o AIA 2009 por meio de uma rede mundial, da qual já fazem parte 93 países, coordenando esforços de astrônomos profissionais, amadores, educadores e artistas.

"A rede brasileira do AIA 2009 oferecerá uma ampla lista de atividades já a partir de 2008, que pode ser acompanhada pela internet em www.astronomia2009.org.br", disse Augusto Damineli, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e coordenador brasileiro do AIA 2009.

"Entre nossos objetivos, queremos oferecer a pelo menos 1 milhão de pessoas a oportunidade de ver o céu por meio de telescópios. Outra meta é difundir na sociedade uma mentalidade científica. Isto é essencial para os cidadãos agirem num mundo permeado pela tecnologia e carente de planejamento global de recursos", explicou.

A UAI congrega cerca de 10 mil astrônomos em todo o mundo. Fundada em 1919, sua missão é promover a astronomia em todos os seus aspectos, por meio de cooperação internacional. A Assembléia Geral de 2009 da entidade será realizada no Rio de Janeiro como forma de sinalizar o interesse mundial despertado pelo crescimento da astronomia brasileira.

Mais informações: www.astronomia2009.org.br

Nenhum comentário: